quinta-feira, 10 de abril de 2008

Ontem acordei às 6 horas da manhã e fui dormir à meia-noite. Tive um dia cheio. Mas cheio mesmo - de acontecimentos, experiências, constatações e encontros. Foi ótimo. Após árduos anos de trabalho formal, em que era obrigada a acordar entre 5 e meia e 6 horas, tenho me dado ao luxo de ficar na cama até mais tarde. Mas ontem tinha um motivo justo para madrugar. Levei Cecília e Beatriz (filha e neta, para quem não está ligado) ao aeroporto. Cecília está de férias e aproveitou para passar uns dias em Camboriú com a filhota. Bia estava animadíssima com a perspectiva de sua primeira viagem de avião. Tanto que acordou sozinha, ninguém precisou chamar. Fofa! De volta à casa, dei uns telefonemas, tomei algumas providências domésticas e pus o maiô para ir à aula de hidroginástica. Minha turma tem uns 20 alunos - homens e mulheres de idades variadas; mas a maioria é composta de senhoras, à procura de um exercício físico que lhes dê prazer e, ao mesmo, consiga dar uma ligeira enrijecida nos flácidos músculos. Eu sou aluna aplicada. Uso caneleiras, pego pesos, faço tudo que a professora manda, no ritmo devido. Saio sempre satisfeita. Ontem, no entanto, a professora estava tão "atacada", gritando, mandando todo mundo acelerar, aumentando o som, que parei para pensar: "O que estou fazendo aqui?"
Levo anos da minha vida tentando me equilibrar, atingir um estágio de paz interior e me vem essa histérica atordoar minha cabeça e meus sentidos? Desculpem o mau Português, mas "tô fora". É como diz minha amiga Beth, em seu lindo blog Suprema Mãe Gaia, as pessoas perderam a noção das coisas. Em nome de um suposto rejuvenescimento, uma magreza forçada, uma busca irrefreada pelo "belo", tem gente fazendo barbaridades - botando os bofes pela boca nas academias, repuxando o rosto até atingir o sorriso eterno, se arriscando em "lipo-pirações". Arre!
À tarde, terminei um texto sobre "Boicotes" para ler na reunião da noite, do grupo de literatura, na casa da Myriam, em Copacabana. Nossos encontros são um verdadeiro "happening". Pena que a Giovanna Gold, que é atriz, não pôde ir dessa vez - ela sempre dá o tom performático da noite. Já pensei em sugerir que essa oficina literária passe a se chamar oficina terapêutico-literária, porque o que a gente põe para fora não é brincadeira. As idades dos participantes varia dos 20 ao 70 anos. Não é lindo isso? É uma alegria tão grande a nossa troca... Ontem, a Aline, grávida de 6 meses, apareceu. Há tempos ela não ia. Está linda, exuberante, se amando muito e curtindo a barriga de forma extraordinária. Esse encontro amoroso de pessoas maduras com jovens cheios de energia é tão frutífero que vocês não podem imaginar. Às 22:30 h cheguei em casa. Silêncio completo. Marco Antônio já tinha ido dormir. Aproveitei, então, para fazer uma coisa que adoro: sentei no sofá e liguei a TV no "Saia Justa". Adorei o programa, como sempre. Depois dei uma zapeada, vi uns pedacinhos de filmes e fui dormir. Uf! Em boa hora - cansada, mas feliz.

4 comentários:

Beth/Lilás disse...

Oi, amiga!
Posso imaginar sim o quanto devem ser gostosas essas reuniões. Pena que não sei escrever contos e tenha medo do Rio, senão me uniria a este grupo.
Quanto à sua aula de hidro barulhenta, digo-lhe que essas pessoas que trabalham hoje em dia em academias, acham que para "acordar" o aluno, uma música alta e gritar os exercícios pode sinalizar um boa aula. Acho o contrário, pois fico também irritada com toda essa barulheira.
Por isso escolhi o Pilates. A aula é bem silenciosa, somente umas musiquinhas baixas e só eu e mais uma aluna com a professora.
Fujo ultimamente dos lugares ruidosos e cheios de gente correndo contra o tempo, olhando-se no espelho para ver se a barriguinha tá sarada ou se o bumbum ainda não caiu.
Também tô fora!
Beijocas.

Anônimo disse...

seu diário está delicioso.. me encontro em muito dele/beijos

Tv for Blogs disse...

Nossa que mulher cheia de vida...parabens ! Quero chegar na tua idade com este vigor, e estou nos 55 chego là ah chego ! E bem contentinha !
Beijo grande e prazer.
A.

Sylvia Regina Marin disse...

Olá lindas amigas Beth, Rosa e uma enigmática A.,
Obrigada pelas visitas. Me dão tanta alegria...
Beijos super-poderosos para todas.
Sylvia